quinta-feira, 9 de abril de 2009

Líder republicano da Irlanda do Norte, Gerry Adams, chama Gaza de "uma prisão a céu aberto"

09/04/2009
http://haaretz.com/hasen/spages/1077437.html

Por Haaretz Service

O líder do Sinn Fein, Gerry Adams na quinta-feira, denunciou o bloqueio israelense em Gaza por ter tornado a região costeira de Gaza em "uma prisão a céus abertos", anunciou a imprensa.

"Isto é uma total negação dos direitos do povo da Palestina. Isto é uma prisão a céu aberto", citou o jornal inglês The Guardian, durante a visita do presidente do Sinn Fein durante uma visita ao território administrado pelo Hamas. "O povo não pode viajar, não podem sair daqui e não podem entrar."

Israel e Egito impuseram um bloqueio em Gaza após o Hamas vencer seu rival, o secular Fatah em um sangrento golpe em 2007. (Nota do Tradutor: O bloqueio se iniciou um ano antes, após o Hamas vencer democraticamente as eleições para o Parlamento palestino).

Durante a visita, Adams se reuniu com o líder da administração do Hamas, Ismail Haniyeh. 

De acordo com a agência de notícias palestina, Ma'an, Haniyeh disse ao líder republicano da Irlanda do Norte que Israel não atingiu nada na recente ofensiva em Gaza senão "matar inocentes - homens, mulheres, crianças e policiais."

Adams, chamou por negociações diretas entre Israel e palestinos para prevenir uma repetição da operação Chumbo Derretido (Operation Cast Lead). 

"A obrigação é que isto que aconteceu não se repita novamente", a Agência de Imprensa Francesa (AFP) citou Adams.

Nenhum comentário: