segunda-feira, 20 de abril de 2009

Israel usa quatro vezes mais água do que a Palestina

O regime de uso de água usado por Israel e palestinos deve ser alterado, de acordo com relatório publicado pelo Banco Mundial hoje. (20/04/2009)

O relatório noticia que um israelense médio obtém quatro vezes mais água do que um palestino médio e alerta que o sistema de abastecimento da Autoridade Palestina está "próximo da catástrofe".

Conclui recomendando que o atual arranjo de distribuição de água, estabelecido como parte dos acordos de Oslo II, seja alterado para melhorar o sistema palestino. 

O relatório, solicitado pela Autoridade Palestina, é particularmente problemático para Israel devido à crise "da água" na região. O acordo entre os dois lados é assimétrico e exacerba a crise muito mais do que pensado para os palestinos.

Este é o primeiro documento apresentado pelo Banco Mundial sobre o tema do uso de recursos hídricos entre Israel e Palestina.

De acordo com o relatório, os entendimentos obtidos em Oslo fracassaram para atender as necessidades para população civil palestina.

A divisão desigual de recursos, como os impedimentos e controle sobre informação concernente à recursos hídricos, tem impedido os palestinos de desenvolver e obter fontes de água - um problema que é intensificado pela fraqueza das instituições governamentais da Palestina.

O relatório diz que isto leva a situação emergencial com graves ramificações, englobando aspectos econômicos, sociais e ecológicos. Crises humanitárias relacionadas à distribuição de água são frequentes na Cisjordânia e em Gaza.

O relatório atesta que os palestinos tem acesso à apenas um quinto do aquífero disponível, enquanto Israel usa todo o restante (80%). Israel acaba usando estes recursos hídricos sem a devida autorização de um comitê conjunto que foi estabelecido nos acordos de Oslo.

A super-exploração do aquífero cria perigos de salinidade, de acordo com o relatório.

Também é afirmado que os palestinos cavam relativamente poços rasos e não podem atingir as fontes de água, em razão da prática israelense de cavar muito profundamente. 

De acordo com o Banco Mundial, Israel tem um sistema de distribuição e administração de água satisfatório, enquanto a Autoridade Palestina está lutando para manter um nível mínimo de infraestrutura com mínimos recursos financeiros. Em Gaza, o escasso investimento no sistema de água e esgotamento tem levado a ausência de controle da qualidade da água, impondo grande risco à saúde pública.

Fonte: http://haaretz.com/hasen/spages/1079405.html

Nenhum comentário: