domingo, 8 de novembro de 2009

Militantes da África do Sul: Israel é pior que o apartheid

10/07/2008
Twilight Zone / 'Worse than apartheid'
By Gideon Levy

Mas eles disseram que não há comparação: para eles, o regime de ocupação israelense é pior do que qualquer coisa que eles conheceram sob o apartheid na África do Sul. Esta semana, 21 ativistas de direitos humanos da África do Sul visitaram Israel. Entre eles, membros do Congresso Nacional Africado de Nelson Mandela; ao menos um deles havia tomado parte na luta armada e pelo menos dois já haviam sido presos. Dois outros eram juízes da Suprema Corte da África do Sul, um ex ministro, membros do Parlamento, advogados, escritores e jornalistas. Brancos e negros, metade deles judeus que hoje estão em conflito com as atitudes conservadoras de suas comunidades judaicas. (...)

Igualmente brutal foram os comentários do Editor-Chefe do Sunday Times da África do Sul, Mondli Makhanya, de 38 anos. "Você observa as coisas sabendo que são ruins, mas não sabe o quão ruim elas são. Nada se compara com o mal que testemunhamos aqui [em Israel]. Em um certo sentido, é pior, muito pior, pior do que tudo o que nós sofremos. O nível de apartheid, o racismo e a brutalidade [israelense] são piores do que no pior período do nosso apartheid."

"o regime do apartheid via os negros como inferiores; mas aqui eu não acho que os israelenses vêem os palestinos mesmo como seres humanos. Como pode o cérebro humano elaborar essa separação total, com estradas separadas, com checkpoints?! O que nós sofremos foi terrível, terrível, terrível, e ainda assim não há comparação. Aqui é ainda mais terrível. Lá, nós sabíamos que haveria um fim, mas aqui não há sinal do fim. O fim do túnel é mais escuro que a escuridão" (...).


Um comentário:

Alef disse...

É um verdadeiro absurdo PENSAR assim, mas o que acontece é que israel AGE assim.

Postado com os devidos créditos em:
http://deolhonooriente.blogspot.com/2009/11/israel-e-pior-que-o-apartheid.html