sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Desmond Tutu diz que palestinos pagam pelo Holocausto

Tutu diz que palestinos pagam pelo Holocausto

28/08/2009
Jerusalém, 28 ago (EFE).- O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, símbolo da luta em seu país contra o apartheid, considera que "os palestinos estão pagando" pelo Holocausto nazista contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.
"O Ocidente se envergonha do Holocausto, como deve ser, mas quem paga por isso? Os palestinos estão pagando", afirma o arcebispo sul-africano em entrevista publicada hoje pelo diário "Ha'aretz".
"Um diplomata alemão me disse uma vez que a Alemanha é culpada de dois erros: o que cometeu com os judeus e o sofrimento dos palestinos", diz Tutu, que visita Israel e os territórios palestinos com uma delegação da organização Elders.
Na delegação da Elders que visita a região estão dois ex-presidentes, o americano Jimmy Carter e o brasileiro Fernando Henrique Cardoso, e a antiga alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, a irlandesa Mary Robinson.
Em alusão à declaração feita na Alemanha pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que a lição que Israel deve aprender do Holocausto é que tem que se defender sozinho, Tutu disse: "a lição que Israel deve aprender do Holocausto é que a segurança nunca se garante com muros e armas".
Tutu se mostrou partidário de sanções seletivas a Israel por sua ocupação dos territórios palestinos, e explicou que "na África do Sul foram importantes" para que se alcançasse a igualdade de direitos entre a comunidade branca e negra.
O arcebispo sul-africano também criticou as organizações judaicas americanas que acusam sistematicamente de antissemita os que censuram a ocupação israelense dos territórios palestinos.
"Trata-se de algo infeliz", disse Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o apartheid.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Liberdade de Informação e Apartheid - Incompatíveis com a Democracia

Mohammed Omer, premiado jornalista palestino é atacado pelo Serviço Secreto de Israel O jornalista foi patrocinado pelo The Washington Report e teve sua viagem coordenada pela embaixada holandesa. Oficiais do serviço secreto israelense, checaram suas bagagens por duas vezes e zombaram por ele ter vencido um prêmio. Eles então decidiram fazer uma revista íntima, apontando um M16 para seu rosto e arrancando suas roupas à força. Um dos soldados pisou em seu pescoço para imobilizá-lo, enquanto outros examinavam cada cavidade de seu corpo. Ele então começou a passar mal, vomitou e desmaiou. A embaixada holandesa demandou explicações a Israel pelo tratamento desumano ao renomado jornalista. Com as mentiras e cinismo usual, o porta-voz de Israel declarou que "não sabia destes eventos que seguiram sua detenção e que não era responsável pelo comportamento do serviço secreto".

Fonte: http://ilanpappe.com/?p=76#more-76

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Apartheid na Escola

Fatos:

- Vila de Sulam, sul de Israel: 6 pais judeus-israelenses exigem a expulsão da única criança árabe matriculada na creche da comunidade judaica rural de Merhavia. A criança foi expulsa.

- A discriminação passa pela ausência de recursos em escolas árabe-israelenses: o Estado de Israel gasta 1.100$ para cara aluno judeu enquanto apenas 190$ para cada aluno árabe. (moeda e proporção mensal não explicitada).

- Em escolas religiosas, a diferença é ainda maior, com estudantes judeus recebendo nove vezes mais que estudantes árabes.

- Há uma falta de 1.000 salas de aulas para estudantes árabes, embora organizações de direitos humanos acreditem que o número seja ainda maior.

- Pesquisa da Universidade de Haifa em janeiro mostrou que 75% dos estudantes judeus vêem os estudantes árabes como "deseducados, incivilizados e sujos".

- 8.000 professores árabes estão desempregados enquanto Israel tem declarado carência de profissionais.

Little recourse for Arab girl rejected from Israeli day-care

Little recourse for Arab girl rejected from Israeli day-care
Jonathan Cook, The Electronic Intifada, 10 August 2009

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Who is a true Israeli? / Quem é um verdadeiro israelense?

Poll: Half of Israelis feel those born elsewhere can't be 'true Israelis' (...) The report found that 77 percent of Russian immigrants support promoting Arab migration from Israel [a new word for expulsion?], as opposed to 47 percent of native Jews who say they would support such a policy. 33 percent of the native Jews accept the existence of Arab political parties within the Knesset, while only 23 percent of the immigrants accept this fact. (...) http://haaretz.com/hasen/spages/1104894.html -


Tradução: O relatório indicou que 77% dos imigrantes russos apóiam a promoção da imigração árabe-israelense [nova expulsão de árabes] de Israel, contra 47% dos judeus nativos que disseram que apoiariam esta política. 33% dos judeus nativos aceitam partidos políticos árabes no Parlamento [Knesset], enquanto apenas 23% dos imigrantes aceitam este fato. Ou seja, o camarada nasce na Rússia, vai para outro país e se acha no direito de promover a expulsão de quem nasceu ali... Os números não são menos assustadores: 77% de judeus nativos não concordam com partidos políticos de árabes-israelenses!